Close

17 de agosto de 2017

Fernanda Palles – Morar Mais Rio 2017

Entrevista

A Arquiteta Fernanda Palles em parceria com a Aderne Planejados desenvolveu seu primeiro ambiente no evento Morar Mais Por Menos, que acontece entre os dias 09/07 ao 17/09. Ela nomeou seu ambiente como: Espaço Gourmet Maldivas e o local possui aproximadamente 16,50 M². A arquiteta definiu seu projeto em uma entrevista conosco da seguinte forma: o espaço gourmet tem como ideia central um espaço da casa do morador que ele usa para receber os amigos e testar receitas, e sugere uma continuidade para a sala de estar (aberto para o living), como se fosse o andar isolado do apartamento, independente da cozinha principal da residência. Por isso conta com uma boa bancada, a mesa de jantar, pouco espaço de armários, pois o objetivo aqui não é estocar coisas, apenas fazer um apoio. Tem ainda o apoio de um carro bar para bebidas. Focos do projeto: funcionalidade, praticidade, aconchego, mix de sofisticação com despojamento nos materiais e humanização com plantas.

A Arquiteta também informou como queria que seu projeto fosse descrito no catálogo oficial do evento, a descrição ficou da seguinte forma: as Ilhas Maldivas, suas cores e elementos da natureza são um cenário inspirador e foram trazidos para o interior de forma sofisticada e ao mesmo tempo, despojada, livre de excessos de móveis, somente o necessário para uso, com brilho sob medida nos elementos decorativos e funcionais em tons de bronze e dourado. O projeto do espaço gourmet tem como ideia central um espaço da casa usado pelo morador para receber os amigos e testar receitas, acompanhados de uma boa bebida e inspirações para os próximos roteiros turísticos e sugere uma integração com a sala de estar (aberto para o living). O verde fica por conta de vasos diversos com folhagens. Trazer a natureza para o interior é uma forma de lembrar que temos que cuidar dela.

Focos do projeto

Funcionalidade, praticidade, aconchego, mix de sofisticação com despojamento nos materiais, humanização com plantas.

Fernanda citou em sua entrevista suas principais inspirações e referências, aqui estão elas: me inspirei na sofisticação e charme do azul do mar das Maldivas, buscando inclusive esse efeito nas paredes, sofisticação por ser um destino considerado luxuoso (luxo é obter paz e tranquilidade) e desejado, e o luxo lembra brilho (nos metais que compõem o décor), o marrom vem das cabanas sobre o mar, branco e bege nos revestimentos vem das areias e elementos com motivos praianos na produção do ambiente, tendo inclusive uma parede customizada com fibra natural, floral nos tecidos dos pendentes. Sabe-se que a pesca tem sido historicamente a atividade econômica dominante, e continua a ser o maior setor de exportação das ilhas, seguido pelo rápido crescimento da indústria do turismo, logo irei trazer uma escultura especialmente desenvolvida com um elemento surpresa vindo do fundo do mar. O verde também está presente com plantas em vasos.

O projeto contou também com inovações no design, tecnologia e materiais, foram elas: paredes com pinturas especiais e urban jungle, trilhos na iluminação, mix de cores clássicas com toques acobreados e metálicos, texturas com brilho.

Plantário

Ela também lançou produtos em seu espaço e um deles foi o Plantário que fomos os fornecedores, olha: o Plantário é totalmente automático e pode ser instalado em qualquer residência. Em cada equipamento é possível cultivar até nove espécies em vasos individuais. Para funcionar, o aparelho usa ventiladores silenciosos que mantêm o ar interno fresco, lâmpadas de LED de alto desempenho que garantem que todos os dias sejam de sol para suas plantas e, ainda, bombas com sensores que liberam a quantidade de água necessária para o cultivo.

O Plantário também apresenta função econômica que proporciona a redução de até 30% no consumo de energia no modo econômico. O consumidor pode instalar o equipamento na rede hidráulica da casa ou utilizar o reservatório de água, que é removível e de fácil higienização. Acompanha o produto um Kit completo com nove vasos, substrato e uma seleção de sementes para iniciar o cultivo.

Tijolo Mirror (fabricante: Colormix Revestimentos) – foi lançamento da Expo revestir 2017: Loja Fornecedor Ekko Revestimentos.

Fernanda citou os recursos que ela mais utilizou para baratear o custo final do seu projeto e citou exemplos de materiais e ideias criativas para driblar orçamentos altos, confira: fiz uma mescla de móveis de design com artigos de ferro e madeira certificada, pendentes artesanais ao invés de industrializados. O espaço também foi pensado com um mínimo de marcenaria para tornar o projeto mais econômico, utilizando somente o necessário, sem excessos. Iluminação, peças de baixo custo, como trilhos e a tecnologia do LED, pela economia de energia. Automação com dimmer para reduzir iluminação.

Soluções mais por menos: material da bancada é uma superfície sólida mineral fabricada 100% no Brasil, o que abaixa seu custo 50% em relação ao Corian (importado). Mais resistente que um granito e pode ser reparado quanto à manchas e danos.

Utilização das Molduras de poliestireno (isopor) e poliuretano na decoração, em perfis altamente resistentes. Baixo custo por metro linear.

Inclusão Social

No que se refere à “inclusão social através da decoração solidária”, ela explicou de que forma este tema está presente em seu ambiente: recursos ecologicamente corretos: para enfeitar as paredes como obra de arte foi encomendada um painel feito com escamas de peixe, material orgânico que iria para o lixo, virou arte e torcemos para que a ideia seja uma fonte de renda para uma comunidade artesã que tenha interesse em produzir em série tal feito, gerando assim empregos. Explicou também como o seu projeto contribui para a responsabilidade do planeta, com as seguintes palavras: Quero mostrar que podemos mixar materiais industrializados, com customização feita com materiais simples, e ter um efeito bacana na decoração. Irei fazer um trabalho sobre uma textura com fibra natural para obter efeito de revestimento, com custo baixo.

Utilização das Molduras de poliestireno (isopor) e poliuretano na decoração, em perfis altamente resistentes. Os produtos são fáceis de aplicar, completamente imunes a cupins e podem ser usados em ambientes úmidos – ao contrário dos rodapés de madeira, que estufam com a umidade. Essa foi a entrevista com a arquiteta Fernanda Palles, atualmente ela reside e mantém seu escritório na Barra da Tijuca e atende pelo e-mail: fepallesarquitetura@gmail.com ou telefones:

21 9 9954 34 20 – 21 3594 2624.

A Aderne ficou muito grata em fazer parte desse projeto feito com excelência e determinação, que venham muitos mais eventos e parcerias!

Compartilhe esse post com seus amigos, não deixe de curtir nossa página e nos siga no Instagram: https://goo.gl/aNQJyR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *