Close

30 de maio de 2017

O impacto das cores em cada ambiente!

Já pensou em como as cores podem impactar o seu interior?

Você já pensou alguma vez que a psicologia poderia ter muito em comum com as cores? Pois é, muitos ainda não sabem do impacto que cada uma delas tem e isso não fica só na ambientação e decoração, continue a leitura que nós iremos te explicar tudo direitinho.

A influência que as cores tem sobre nós está totalmente ligada ao efeito que elas têm em nosso psicológico, um exemplo bom é: pensa num dia ensolarado, com um céu todo azul sem nenhuma nuvem, você se sente disposto e te dá vontade de fazer coisas ao ar livre, não é? A mesma coisa com um dia cinza/nublado, você tem mais vontade de ficar em casa, indisposto, e isso tudo é por causa do impacto que a cor tem sobre você. Agora vamos entender como isso funciona em ambientes/decoração.

As cores tem o poder de nos emocionar, relaxar, deprimir, alegrar, estimular e muitas outras coisas. Agora vamos ao que interessa, vamos falar do impacto das cores no nosso emocional e os locais/ ambientes que mais favorecem o seu uso. Dá uma olhada:

 

Efeito das cores em nossas emoções

Propriedade das Cores – Emoções – Ambientes

Propriedade das Cores 

 

Vamos ver individualmente o que cada uma delas representam:

inspiração de amarelo - ambientes

Cor Amarela – Ambientes

Amarelo: considerada uma cor quente, é muito usada para alegrar os ambientes, traz uma sensação de calor, estímulo, favorece a criatividade e é utilizada também para tornar ambientes frios ou escuros, mais vivos. Não é aconselhado fazer uso do amarelo em grandes áreas por causa da grande incidência de luz, isso pode incomodar bastante, visualmente falando.

Áreas que podemos fazer bom uso do amarelo: cozinhas, salas de jantar e áreas de alimentação em geral, pois é uma cor que estimula bastante o apetite. Um exemplo bom disso é o maior fast food do mundo (McDonald’s) que tem em sua identidade a cor amarela. Outros lugares bons são em salas de estudo, escritórios, mas aí o amarelo entra apenas em detalhes, pois estimula o lado intelectual, aguça a criatividade e não cansa. Pontos de cor em áreas mais sérias, tornam o local mais dinâmico, é uma ótima dica!

 

laranja - cor - ambientes

Cor laranja – inspiração de tom

 

Laranja: também é considerada um cor quente, tropical, lembra sabores agradáveis e remete aos doces, à infância. Ela também representa calor, fogo, dinamismo, vitalidade, pode elevar o ânimo e ainda diminuir o cansaço interior.

Áreas que podemos fazer bom uso do laranja: assim como o amarelo, o laranja fica bem em áreas de alimentação, pois também estimula o apetite. Em áreas de estudo, empresas e ambientes mais sérios também, pois é uma cor que acolhe, gera dinamismo, favorece o otimismo, entusiasmo e bom astral. Um outro grande exemplo é o Itaú: grande marca, um banco, lugar sério, mas que faz bom uso da cor e torna até sua própria identidade mais natural, leve, jovial e etc.

 

vermelho - impacto da cor nas emoções

Cor Vermelha – Inspiração Ambientes

 

Vermelho: cor de energia, de vibração, pode provocar excitação e nervosismo, cor quente, traz confiança, anima e traz agilidade. Nas emoções: estimula o ânimo, inibe os medos e preocupações, mas pode produzir agonia. Considerada uma cor estimulante e bastante dinâmica. Deve ser utilizada com um pouco de cautela, pois pode cansar. Em pequenos pontos na decoração pode trazer um ar de sofisticação e glamour, em excesso pode ficar brega ou até vulgar.

 

Áreas em que podemos fazer bom uso do vermelho: também em áreas de alimentação e também em qualquer cômodo, pois ele se encaixa bem em detalhes. Exemplo: azulejos, tapetes, almofadas e etc.

 

 

cor azul inspiradora para ambientes

Cor Azul – Inspiração – Ambientes

 

Azul: considerada uma cor fria, transmite calma, paz, maturidade e combinada com o branco dá uma sensação ótima de limpeza, frescor, é capaz de acalmar e tranquilizar os ânimos. De acordo com a Cromoterapia, é uma cor sedativa e curativa.

Áreas em que podemos fazer bom uso do azul: locais de descanso, quartos, áreas para relaxamento. Uma observação importante é ter cuidado com o tom do azul, pois ao longo do tempo pode deprimir o ambiente. O azul claro representa alegria, já o escuro representa profundidade e amplitude. Uma outra informação legal é que o azul é mais bem aproveitado em locais quentes, pois traz frescor, em locais que já são frios, o azul dá uma impressão de que o local é mais frio ainda e isso pode trazer depressão para quem convive com esse local ao longo do tempo, um cansaço, fadiga.

 

cor violeta para ambientes, como usar?

Cor Violeta – Inspiração – Cor – Ambientes

 

Lilás/Violeta: Ainda é considerada uma cor fria, equilibra as atitudes, estimula o espiritual. Está ligada também a saudade, ciúme e se for muito monocromático pode gerar cansaço.

Áreas em que podemos fazer bom uso do violeta: todas os locais em detalhes, se a decoração for mais para o lado do roxo, sugere mistério e tons de violeta, sugerem calma e conforto. Ambientes calmos, locais de atividades espirituais/meditação ou quartos, esse tom cai super hiper bem.

 

verde em ambientes, maneiras de usar!

Cor Verde – Ambientes – Inspiração

 

Verde: cor conhecida por estar no ponto certo do equilíbrio entre o claro e o escuro, o quente e o frio, cor que traz alegria e vida, remete a bem-estar, saúde, esperança, frescor, esperança, tranquilidade e suavidade. O verde claro remete a tranquilidade e é sedativo e o verde escuro remete a seriedade e segurança. É muito fácil combinar o verde por conta de suas variações, o que o torna dinâmico e fácil de encaixar nos ambientes de forma irreverente, dando um ponto de cor.

 Áreas que podemos fazer bom uso do verde: todas elas, assim como dizemos acima, em pontos de cor, ou se for utilizado em locais de muita visibilidade, ex: paredes, é indicado utilizar os tons mais pastéis, mais claros. Indicamos os seguintes ambientes para esverdear sem erro: sala de estar, quartos, banheiros, escritórios.

 

como utilizar o marrom na decoração?

Cor Marrom – Inspiração

 

Marrom/Ocre: cor que se aproxima do preto, porém tem um fundo mais quente e suave, representa resistência, vigor ou até mesmo melancolia. Por ter associações com a terra, com a natureza e por isso é uma cor totalmente associada a conforto, se utilizada de forma correta.

Áreas que podemos fazer bom uso do marrom: lugares que exijam concentração, foco, como: bibliotecas, salas de estudo, escritórios. O ocre é mais utilizado em empresas, pois estimula a performance.

 

E o Branco, Preto e Cinza?  

 

Essas três “cores” são mais conhecidas como: sensações acromáticas, vamos começar pelo branco para entender melhor.

 

como usar o branco de forma correta?

Branco – Inspiração de Cor

 

Branco: de acordo com algumas pesquisas e pontos de vista ele é a soma de todas as matizes, representa pureza, é clean, limpo, bastante usado para dar amplitude em ambientes e transmite frescor. O branco combina com tudo, não precisa ser a única cor predominante, é legal sair do óbvio.

 Áreas que podemos fazer bom uso do branco: lugares que necessitam transmitir uma limpeza maior, exemplo: banheiro, cozinha, lavanderias e etc.

 

preto é fácil de usar na decoração?

Preto – Cor – Inspiração

 

Preto: importante frisar que preto não é cor, é ausência de luz! Sugere nobreza, distinção, elegância e seriedade. Muito bem utilizada em objetos de decoração e em teto com pé-direito para dar sensação de rebaixo.

 Áreas em que podemos fazer bom uso do preto: qualquer lugar que quiser que pareça menor e não tem restrição para os detalhes, combina com TUDO!

 

cinza em ambientes decorados

Cinza – Inspiração – Cor

 

 Cinza: a famosa mistura de branco e preto, o cinza se posiciona entre a luz e sombra. É a única cor que não produz efeitos psicológicos diretos. Por isso está inclusa aqui nas sensações. É uma cor muito utilizada para equilibrar ambientes, dosar impactos de cores mais fortes. O famoso neutro que amamos!

 Áreas em que podemos fazer bom uso do cinza: ambientes que a sofisticação é indispensável e nisso se inclui sua residência também, caso o seu estilo seja mais soft and clean.

 

Ainda quer mais inspiração? A gente te dá!

Cores que podem ser utilizadas pra cada cômodo. Dá uma olhada nas nossas sugestões:

Quarto do bebê: tons pastéis, cores claras, como: amarelo, rosa bebê, azul bebê e verde claro;

 

Quarto de criança: cores primárias, cores vivas /acesas, como: vermelho, azul e amarelo;

 

Quarto de teen: meninas – lilás e rosa; meninos – tons de bege, marrom e azuis;

 

Quarto de casal: tons mais quentes, como: vermelho, terracota, marsala;

 

Sala: vai do seu perfil, se você for mais clean: branco, bege, tons de terra. Se você quiser sair do normal, invista em cores, como: laranja, verde, preto;

 

Cozinha: tons claros, branco e bege. Se quiser investir em cores, invista em detalhes;

 

Banheiro: lilás, azul, tons de verde. Esses tons misturados com o branco ficam um charme e transmitem limpeza.

 

 

Cores que podem NÃO dar muito certo nesses mesmos ambientes:

 

Quarto do bebê: cores fortes, como: preto, marrom, vermelho;

 

Quarto de criança: preto, marrom e tudo que for muito escuro;

 

Quarto de teen: tons quentes demais, como: vermelho e laranja;

 

Quarto de casal: tons pastéis, muito claros, como: rosinha, verdinho;

 

Sala: rosa e amarelo geralmente não ficam muito bem, mas podem ser usados em detalhes;

 

Cozinha: preto e marrom em paredes de cozinha transmitem um ar de sujeira, use apenas nos detalhes;

 

Banheiro: vermelho e laranja, cores muito quentes não caem bem em banheiros.

 

Lembrando que nesse post existem fatos comprovados de que cada cor gera uma sensação em nós, que elas tem um real efeito em nossas emoções e que a parte sugestiva de cores é como a palavra mesmo diz, apenas uma sugestão. Se você for mais ousado e quiser mesclar cores, você pode! Deixe as cores invadirem o seu mundo, se elas forem utilizadas de forma correta, podem ser curativas para o seu interior. O combo cor e um belo MDF é infalível quando se trata de estilo em um ambiente. Passa na Aderne que a gente te mostra!

Faça seu projeto conosco, nos dê a chance de fazer com que belos móveis sejam inseridos no seu mundo colorido!

Vamos marcar?

Aderne: corporativo ou residencial, sob medida, de verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *